top of page

XXIV Festejo Ceará Junino é lançado no Cariri

Neste sábado (1) com apresentações de quadrilhas juninas e da cantora Karynna, a Braba

com o tema “De Caiçara a Sobral: São João de Tradição e Inovação na Cidade do Futuro”, o encontro ocorre às 17h, no Centro Cultural do Cariri.

Realizado pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), a vigésima quarta edição do Festejo Ceará Junino chega em 2024 com o tema “De Caiçara a Sobral: São João de Tradição e Inovação na Cidade do Futuro”. No próximo sábado (01/06), o público é convidado para participar do lançamento do projeto junino às 17h, no Centro Cultural do Cariri, espaço cultural da rede pública de equipamentos da Secult Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante de Arte e Cultura.

O evento marca a abertura das celebrações de São João no Ceará e conta com as apresentações da Quadrilha Nação Nordestina, de Juazeiro do Norte, vencedora do último campeonato; da Quadrilha Junina Guaraci, do Crato; e da Quadrilha Santo Antônio, de Barbalha; além da apresentação da cantora Karynna, a Braba. O evento é gratuito e aberto ao público mediante a doação de 1kg de alimento não perecível para a campanha Ceará Sem Fome.

No lançamento, serão divulgados os 21 festejos que ocorrem a partir de 14 de junho em todas as macrorregiões do Ceará. Mais de 200 quadrilhas se apresentam e são julgadas até chegarem nas finalistas que participam do campeonato estadual, entre os dias 25 e 28 de julho, na cidade de Sobral.

O XXIV Ceará Junino é uma realização da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), com parceria da Prefeitura Municipal de Sobral e conta com produção da Assum Preto Produções. O evento conta com apoio institucional do Centro Cultural Cariri, integrante da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secult Ceará, gerido pelo Instituto Mirante de Cultura e Arte.

Apresentações do lançamento

Quadrilha Nação Nordestina (Juazeiro do Norte)

Com o intuito de homenagear os Profetas da Chuva e divulgar ainda mais essa cultura ancestral para que ela não se perca ao longo do tempo, a Nação Nordestina apresenta: Profético. Um espetáculo ambientado no sertão nordestino em um período de seca profunda, tendo o êxodo rural como um fantasma frequente do dia a dia. Entretanto, tudo muda a partir das previsões de um Profeta da Chuva, pois uma nova esperança surge, fazendo o povo acreditar de novo em um período de chuva abundante.

Quadrilha Junina Guaraci (Crato)

Em 2024, a Junina Guaraci traz aos arraiás o espetáculo “Os Causos do Capitão”. Com um enredo inovador e impactante, busca evidenciar a história do rei do cangaço Virgulino Ferreira, o famoso Lampião. A história se desenrola por meio de causos da literatura de cordel e narrativas populares, que une os costumes do povo e o prazer de contar história, com expressões humorísticas da realidade brasileira, transformando em bem-humorado desvario ficcional o destino pós-morte do mítico e controverso personagem.

Quadrilha Santo Antônio (Barbalha)

Em 2024, a Quadrilha Santo Antônio te convida a embarcar numa viagem repleta de magia, encanto, colheita e muita festança. No terreiro da fazenda tem a Quadrilha Santo Antônio, que retrata de modo singelo e cômico a vida dos moradores de uma típica fazenda fictícia de cultura camponesa de São Miguel. A perseverança como a figura central vai traduzir a força e a sua essência, para assim, mostrar que o amor pode desafiar até mesmo o mais duro coração.

Karynna, a Braba

Dona de uma voz potente e de um timbre marcante, Karynna chega como promessa de ascensão no mercado feminino do forró. Cantora, compositora e instrumentista, Karynna é natural de Juazeiro do Norte.

SERVIÇO

Lançamento do XXIV Festejo Ceará Junino

Data: 1º de junho (sábado)

Horário: 17h

Local: no Terreiro das Artes do Centro Cultural do Cariri

Gratuito e aberto ao público mediante 1kg de alimento não perecível


111 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page