top of page

Vila da Música realiza primeira edição de evento que celebra a música e a natureza


Programação conta com apresentações da Orquestra Padre David Moreira e do Coral da UFCA.


A Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece), da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult/CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), irá promover, no dia 1º de outubro, a primeira edição do “Concertos para a Chapada”. O evento vai acontecer a partir das 9h, em frente à Vila da Música, e contará com apresentações da Orquestra Padre David Moreira e do Coral da Universidade Federal do Cariri (UFCA), além da realização de uma Feira de Arte e Cultura.


Com o projeto “Concertos para a Chapada”, a Vila da Música irá realizar uma série de concertos instrumentais, aos domingos, com apresentações de seus grupos artísticos e de convidados, a céu aberto e com vista para a Chapada do Araripe, no bairro Belmonte, Crato - Ceará.


“A Vila da Música, enquanto espaço de formação, tem papel fundamental no fomento da cena musical do Cariri. Além disso, essa iniciativa tem como proposta preservar e celebrar a rica tradição musical que é cultivada como uma prática coletiva nesse território singular, além de contribuir para o enriquecimento cultural, social, econômico, ambiental e turístico da região. O ‘Concertos para a Chapada’ também oportuniza o protagonismo dos grupos artísticos da Vila da Música, convidados locais, regionais e nacionais, oferecendo uma atividade potente em um dia de domingo”, destaca a gestora executiva da Vila da Música, Lucinha Rodrigues.


*Ingresso Solidário*


O acesso ao evento será gratuito, mediante doação de 1kg de alimento não perecível (exceto sal), para a campanha “Ingresso Solidário”, que atua em prol da segurança alimentar da população cearense e integra as ações de apoio e suporte emergencial para as famílias em situação de risco.


*Sobre a Orquestra Padre David Moreira*


A Orquestra Padre David Moreira (OPDM) foi fundada na década de 1970, pelo ilustre Monsenhor Ágio Augusto Moreira, ainda na Escola de Educação Artística Heitor Villa-Lobos e posteriormente Sociedade Lírica do Belmonte (Solibel). Atualmente, a OPDM é um grupo residente na Escola Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira. Sob a regência do Maestro Marcelo Bugi, a orquestra vem desenvolvendo um repertório diversificado, prestando homenagem aos grandes nomes da música popular brasileira e mundial.


*Sobre o Coral da UFCA*


O Coral da Universidade Federal do Cariri (UFCA), grupo musical e projeto de cultura ligado à Pró-Reitoria de Cultura da UFCA, existe desde o ano de 2013. O grupo atua junto ao corpo discente e docente, incluindo a comunidade externa da universidade, promovendo o fazer musical, o canto coletivo, a cultura popular e os saberes tradicionais caririenses, sem perder a conexão com a cultura de massa e com a cultura pop. É coordenado pelo prof. Dr. Carlos Renato de Lima Brito, regente do coral.


*Sobre a Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira*


A Vila da Música é o primeiro equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) instalado no interior e gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). É fruto da parceria da Secult Ceará com a tradicional escola de música Sociedade Lírica do Belmonte (Solibel), fundada pelo Padre Ágio Augusto Moreira na década de 1970.


*SERVIÇO*


Concertos para a Chapada

Data: 1º de outubro de 2023

Horário: 9h

Local: Av. José Horácio Pequeno, Belmonte, Crato - CE (em frente à Vila da Música)

Ingresso Solidário: doação de 1kg de alimento não perecível.

58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page