top of page

Terra em Transe no Cariri


O Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos e Espaços Culturais (RECE) da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido pelo Instituto Mirante de Cultura e Arte – convida todas as pessoas para a abertura da exposição _Terra em Transe_, com curadoria de Diógenes Moura, no dia 16 de setembro, a partir das 18h, no Pequeno Palco. A mostra chega ao Cariri cearense reunindo cerca de 700 imagens de mais de 70 fotógrafos brasileiros, incluindo 11 fotógrafos e um artista visual da região, com mais de 30 imagens selecionadas.


Concebida para o Fotofestival SOLAR, realizado em 2018 na cidade de Fortaleza, a exposição narra a vida real de um Brasil pelo qual Diógenes Moura viaja há mais de 50 anos, com uma visão curatorial de forte contexto sociopolítico e com o projeto de permanente atualização nacional, anunciando assuntos políticos, sociais, ambientais e culturais.


Na segunda edição, realizada no Museu Afro Brasil, em São Paulo, contou com a adição de temas como as queimadas no Pantanal e na Amazônia, o incêndio na Cinemateca, o desastre ambiental em Brumadinho e a tragédia social provocada pela pandemia de Covid-19. Nessa ocasião, recebeu da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) o prêmio de melhor exposição fotográfica em 2021.


Em território caririense, _Terra em Transe_ amplia o retrato de um país marcado por constantes contradições. Com obras de Telma Saraiva, Titus Riedl, Fluxo Marginal, Dada Petrole, Hélio Filho, Samuel Macedo, Giovanna Duarte, Constance Pinheiro, Allan Bastos, Nívia Uchôa, Rubens Venâncio e Rafael Vilarouca, a exposição apresenta uma região decisiva na construção nacional de uma realidade violenta em diferentes tradições e expressões.


Exposição Terra em Transe

Curadoria de Diógenes Moura

16 de setembro, às 18h, no Pequeno Palco - piso 0


O Centro Cultural do Cariri é um equipamento da @secultceara, gerido em parceria com o Instituto Mirante.

Centro Cultural do Cariri, Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, N 01 - Gizélia Pinheiro (Batateiras), Crato - CE.

115 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page