top of page

Setembro Dourado e a importância do diagnóstico precoce do câncer infantil


O "Setembro Dourado" é uma campanha internacional que visa conscientizar as pessoas sobre o câncer infantil e promover a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado. Durante todo o mês de setembro, em todo mundo realiza-se eventos, campanhas de arrecadação de fundos e atividades para aumentar a conscientização sobre essa doença que afeta crianças.

Referência no tratamento oncológico, o Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, a partir do Projeto Conectados pela Cura, realiza diversas ações de diagnóstico precoce gratuito, reforçando seu compromisso com a população local, o hospital busca garantir um melhor prognóstico para essas crianças e adolescentes. Quando diagnosticado precocemente o câncer infantojuvenil apresenta uma probabilidade de cura de 80%.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima que para cada ano do triênio de 2020/2022 sejam diagnosticados cerca de 9 mil casos de câncer em crianças e adolescentes de 0 a 19 anos. No Cariri, ainda segundo o INCA cerca de 40 novos casos são registrados por ano na região. Os pais e cuidadores devem estar atentos aos sinais e sintomas de alerta, como febre persistente, perda de peso inexplicável, dor persistente, inchaço anormal e mudanças na visão, e procurar assistência médica imediatamente se notarem algo incomum.

A cor dourada foi escolhida como símbolo da campanha, pois representa a força e a resiliência das crianças que lutam contra o câncer. O objetivo do Setembro Dourado é alertar para o fato de que, embora o câncer infantil seja uma doença rara em comparação com o câncer em adultos, ele ainda é uma realidade que afeta milhares de famílias em todo o mundo

Fonte: Assessoria de Imprensa HMSVP


81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page