top of page

Programação do Centro Cultural do Cariri no mês do livro


Centro Cultural do Cariri vem neste final de semana com programação composta por lançamento de livro e cordéis, teatro, vivência com as meizinheiras, show de rock e muito mais.

As ações acontecem no sábado e no domingo (15 e 16/04), das 8h às 20h. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público

O Centro Cultural do Cariri no mês do livro comemora com ações para todos os públicos, com lançamento de livro e cordéis, roda de conversa, roda de leitura para iniciantes e cinema. Também teremos roda de conversa sobre saúde mental e distribuição de plantas nativas da Chapada do Araripe. O espaço integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secult Ceará, com gestão em parceria com o Instituto Mirante.

No sábado (15/04), o dia começa com o Bora brincar de Percussão Corporal, com Angra Sílvia e Jefferson de Lima do Canto dos Pássaros, das 9h às 12h, no Parque, com indicação para toda a família, e todos os espaços de áreas de esportes, brinquedopraça, pista de skate, e jardins do parque estão esperando a sua visita.

A tarde tem distribuição de mudas de plantas nativas e medicinais, das 15h às 18h, no bosque. Às 16h, a Cura, meizinha e bem viver na Chapada do Araripe, Vivência com Pajé Rosa Cariri e as Meizinheiras do pé da Serra Dona Rina, Mestra Edite e Dona Raimunda com mediação de Émille Cordeiro, no Bosque. Em paralelo no mesmo horário terá a vivência 01 - Criando minha história, com Filipe Alves e Andrea Sobreira, traz a prática no desenho, na varanda da Biblioteca. Em seguida, o espetáculo de teatro “Histórias que Penha conta” com Ana Floresta, será apresentado às 18h, no Bosque, com indicação livre.

O lançamento da Série de Cordéis Geossítios do GeoPark Araripe, no projeto Cante Lá Que Eu Canto Cá, começará às 16h, no Átrio. Pela noite, às 18h30, terá o lançamento do livro "Geografias Comunitárias no Cariri Cearense: ética, capitalismo e trabalho", de Claudio Ubiratan Gonçalves (UFPE), no Átrio e com indicação para jovens e adultos.

No domingo (16/04), os espaços verdes do Centro esperam as famílias para os famosos piqueniques que já fazem sucesso na programação. A programação cultural começa a partir das 10h, no Átrio, teremos a Roda de Break com Street Dance Crew. Das 10h às 12h, no Bosque, Conceição de Maria, apresenta a ação conhecendo autores indígenas, com o livro “O Olho Bom do Menino”, de Daniel Munduruku. Na varanda da Biblioteca, o Clube de leitura para iniciantes, Natália Eduarda lerá o livro: "Vasto Mundo", de Maria Valéria Rezende, no conto “A Guerra de Maria Raimunda", das 10h30 às 12h, com jovens e adultos.

À tarde, com a temática “Estudos e experimentos com tinturas de ervas medicinais: as artes visuais em diálogo com a ciência, caminhos de cura e magia”, a artista Eliana Amorim, na sala de Artes e Ofícios e com indicação para professores/as de artes ou humanas atuando em sala de aula (rede pública e privada) já inscritos, farão um momento de cores e aprendizado com elementos da natureza.

Às 16h, com o tema “A saúde mental materna importa sim!”, uma roda de conversa, com Carla Cavalcante, no Parque, abre este espaço de diálogo sobre os aspectos da saúde mental que envolvem a maternidade e neste mesmo horário, na varanda da Biblioteca, acontecerá vivência criando uma história em quadrinhos, no modulo 02- Criando meu personagem, os HQs vão ser o assunto da prática em desenhos.

A partir das 16h30 o Giro Rock - Feira do Rock, fortalecendo a cena cultural e cadeia produtiva do rock no Cariri teremos o GIRO - Galeria Itinerante do Rock com feira e apresentações artísticas do Dj Charlie 16h30 e às 18h da Banda Fator Rh, na entrada principal do CCCariri.

Das 18h às 19h, O Cariri dos Cariri, uma exibição de produções audiovisuais de autoria indígena com os curtas Fôlego Vivo (25 min); Saberes e Sabores, os Indígenas Kariris r(e)existem (17min); Os Cariri de Umari, do tronco velho para os troncos novos (7min), no Terreiro das Artes, fazem uma sessão de cinema ao ar livre. E às 19h, no Terreiro das Artes, uma Roda de conversa - Audiovisual indígena: representação, cultura e identidade, com mediação de Joedson Kariri e com as convidadas: Juma Pariri, Dona Ana Cariri e Dona Rosa Cariri, encerra a noite da nossa programação.

Centro Cultural do Cariri


Inaugurado no dia 1º de abril de 2022, o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo oferece um espaço para a discussão, promoção e fazeres das artes, ciência, cultura e natureza, aliadas à tradição cultural e à contemporaneidade, estando aberto aos processos de experimentação, intercâmbio e encontros para a construção de um futuro sustentável, estreitando as relações da Cultura com a Natureza.

Em processo de implementação, o equipamento cultural atende a Região do Cariri Cearense. Sua infraestrutura ocupa um terreno de mais de 50.000 metros quadrados, sendo constituída por espaços expositivos, anfiteatro para ensaios e projeções de cinema, teatro escola, salas de aula e ensaio, reserva técnica, restaurante escola, Café e planetário.

✨ Confira a programação:

SÁBADO DIA 15 DE ABRIL

Bora brincar de Percussão Corporal

Com Angra Sílvia e Jefferson de Lima do Canto dos Pássaros

Horário: 9h às 12h

Local: Parque

Classificação: Livre

Distribuição de mudas plantas nativas e medicinais

Horário: 15h às 18h

Local: Bosque

Classificação: Livre

Criando uma história em quadrinhos

Vivência 01 - Criando minha história.

Com Filipe Alves e Andrea Sobreira

Horário: 16h às 18h

Local: Varanda da Biblioteca

Classificação: Jovens e adultos

Cura, meizinha e bem viver na Chapada do Araripe

Vivência com Pajé Rosa Cariri e as Meizinheiras do pé da Serra Dona Rina, Mestra Edite e Dona Raimunda com mediação de Émille Cordeiro

Horário: 16h às 18h

Local: Bosque

Classificação: Livre

Lançamento da Série de Cordéis Geossítios do GeoPark Araripe

Projeto: Cante Lá Que Eu Canto Cá

Horário: 16h às 18h

Local: Átrio

Classificação: Livre

Histórias que Penha conta

Espetáculo de teatro com Ana Floresta

Horário: 18h

Local: Bosque

Classificação: Livre

Lançamento do livro "Geografias Comunitárias no Cariri Cearense: ética, capitalismo e trabalho", de Claudio Ubiratan Gonçalves (UFPE)

Horário: 18h30 às 19h30

Local: Átrio

Classificação: Jovem/Adulto

DOMINGO DIA 16 DE ABRIL

Roda de Break

Com Street Dance Crew

Horário: 10h

Local: Átrio

Classificação: Livre

Conhecendo autores indígenas

O Olho bom do Menino, de Daniel Munduruku

Com Conceição de Maria

Horário: 10h às 12h

Local: Bosque

Classificação: Livre

Clube de leitura para iniciantes

Livro: Vasto Mundo, de Maria Valéria Rezende - Conto “A Guerra de Maria Raimunda”

Com Natália Eduarda

Horário: 10h30 às 12h

Local: Varanda da Biblioteca

Classificação: Jovens e adultos

Estudos e experimentos com tinturas de ervas medicinais: as artes visuais em diálogo com a ciência, caminhos de cura e magia.

Com Eliana Amorim

Horário: 15h às 18h

Local: Sala de Artes e Ofícios

Classificação: Professores/as de artes ou humanas atuando em sala de aula (rede pública e privada) Inscritos

A saúde mental materna importa sim!

Roda de conversa com Carla Cavalcante

Horário: 16h

Local: Parque

Classificação: Livre

Criando uma história em quadrinhos

Vivência 02- Criando meu personagem

Com Filipe Alves e Andrea Sobreira

Horário: 16h às 18h

Local: Varanda da Biblioteca

Classificação: Livre

O Cariri dos Cariri: exibição de produções audiovisuais de autoria indígena

Fôlego Vivo (25 min); Saberes e Sabores, os Indígenas Kariris r(e)existem (17min); Os Cariri de Umari, do tronco velho para os troncos novos (7min).

Horário: 18h às 19h

Local: Terreiro das Artes

Classificação: Livre

Giro Rock - Feira do Rock

Com Banda Fator Rh e discotecagem com Dj Charlie

Horário: 16h às 20h - Feira do Rock

16h30 Dj Charlie

18h Fator Rh

Local: Entrada principal

Classificação: Livre

Roda de conversa - Audiovisual indígena: representação, cultura e identidade

Mediação: Joedson Kariri. Convidadas: Juma Pariri, Dona Ana Cariri e Dona Rosa Cariri.

Horário: 19h às 20h

Local: Terreiro das Artes

Classificação: Livre-Jovem/Adulto






68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page