top of page

Pacientes de UTI dos hospitais Antônio Prudente e Pe. Cícero podem receber visitas 24h por dia


A iniciativa busca proporcionar maior acolhimento a pacientes e familiares

Reconhecida como um local de pouco acesso e geralmente associada a problemas graves de saúde, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) costuma assustar pacientes e familiares. Mas, ao contrário do que possa parecer, a internação pode, aos poucos, ser ressignificada, representando acolhimento, bem-estar e cuidado.

É o que têm feito os Hospitais Antônio Prudente e Pe. Cícero, ambos da Hapvida NotreDame Intermédica. As unidades adotaram o esquema de visitas 24 horas em UTIs. Dessa forma, pessoas em internação podem contar com a presença de uma pessoa querida em diferentes momentos do dia.

Os benefícios da iniciativa são visíveis para todos os envolvidos, incluindo a equipe multidisciplinar. A prática é, inclusive, uma recomendação da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB).

"A hospitalização pode ser um momento de muita apreensão, mas pode se tornar mais leve quando se tem a companhia de alguém querido. Isso gera um sentimento de segurança que influencia o psicológico e, consequentemente, a recuperação do paciente”, pontua Franciane Gonçalves, diretora executiva de Acolhimento e Bem-Estar do Cliente da Hapvida NotreDame Intermédica.

No Hospital Antônio Prudente, os pacientes internados na UTI podem receber visitas a qualquer momento do dia há cerca de dois anos. Não há limite de visitantes, embora eles tenham que entrar um de cada vez. A média de permanência é de 15 minutos.

Já no Hospital Pe. Cícero, localizado em Juazeiro do Norte, os pacientes podem contar com a visita 24 horas após avaliação do quadro clínico e liberação médica.

Hoje, a rede própria da Hapvida NotreDame Intermédica possui 107 UTIs Adulto e 62 UTIs Neonatal e Pediátrica com suas portas abertas à visitação estendida. Isso significa quase 1,5 mil leitos de terapia intensiva ativos cujos pacientes podem contar com a presença de um familiar ou amigo 24 horas.

Conheça os benefícios associados

Dentre os benefícios associados à visita estendida, destacam-se a diminuição do tempo de recuperação e internação do paciente, a redução do uso de certas medicações, em especial sedativos, e a eliminação da angústia por notícias de entes queridos.

Durante a visita, todos os protocolos de higiene e segurança são seguidos, como o incentivo à lavagem das mãos e a exigência de o visitante estar em boas condições de saúde.


123 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page