top of page

"O Crato no mundo" é a exposição que o Festival Sérvulo Esmeraldo 91 apresenta no largo da Rffsa.


O Festival Sérvulo Esmeraldo tem uma programação que celebra o legado do artista em obras públicas. Ao ar livre, tem uma exposição e exibições de documentários da série Museus a Céu Aberto no Largo da Rffsa.


Um festival de formação, de público e de artistas, apresenta também o webinário Arte, Ciência e Novos Horizontes, uma Residência Educativa e oficina.


A curadoria é da fundadora do Instituto Sérvulo Esmeraldo (ISE), Dodora Guimarães, e do curador Marcus de Lontra Costa, com colaboração do artista plástico e educador Paulo Portella Filho.


O FSE 91 é uma iniciativa do Instituto Sérvulo Esmeraldo que, por meio do fomento à formação, difusão e promoção das Artes Visuais, contribui com a dinâmica da arte contemporânea no Crato e região.


Realiza-se em parceria com a Universidade Regional do Cariri (URCA). Conta conta com o apoio do Instituto Cultural do Cariri (ICC); da Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria Municipal da Cultura; e Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria Estadual da Cultura (Lei nº 13.811, de 16 de agosto de 2006), por meio do Edital do Mecenato – com agradecimento à Enel –, Instituto Dragão do Mar e Cine Teatro São Luiz. Toda a programação é gratuita.

 

Exposição, arte-educação e exibição de documentários ao ar livre

Até 30 de setembro, o Largo da RFFSA no Crato recebe a mostra Sérvulo Esmeraldo: O Crato no Mundo. É um conjunto de 12 obras públicas icônicas de Sérvulo Esmeraldo reproduzidas a partir de fotografias de Gentil Barreira impressas em grande formato, que podem ser vistas a longa distância. Duas esculturas de natureza efêmera complementam a exposição.


“É um convite aos conterrâneos do artista a se apropriarem da obra daquele que levou para o mundo a linha do horizonte desenhado pela Chapada do Araripe. Inclusive esse é o norte do projeto educativo que fundamenta a mostra”, diz a curadora Dodora Guimarães.


A residência educativa foi desenvolvida pela jornalista Izabel Gurgel. Participam as professoras Larissa Rachel, Elis Rigoni e Mariana Smith, do curso de Artes Visuais da URCA.


O Largo da RFFSA também será palco também das exibições ao ar livre de documentários sobre o artista homenageado e da série Museus a Céu Aberto, dirigida por Karina Ades, apresentando museus do Brasil e de mais quatro países.


O arquiteto e artista plástico Guto Lacaz realiza uma oficina de Pop-up. Conhecidos como origami arquitetônico, suas construções constituem excelente exercício mental, motor e plástico, possibilitando a capacidade de se imaginar o tridimensional a partir do bidimensional. A técnica é bem difundida por meio de livros infanto-juvenis. Faça a inscrição pelo site da Universidade Regional do Cariri – http://siseventos.urca.br.

 

Webinário

A partir da obra do artista, 13 palestrantes de notório reconhecimento e atuação em suas áreas participam do Webinário Arte, Ciência e Novos Horizontes. A programação virtual segue até 28 de setembro, sempre às terças e quintas-feiras, às 19h. A transmissão será pelo canal do Instituto Sérvulo Esmeraldo no YouTube, sendo necessária inscrição prévia pelo site da URCA – http://siseventos.urca.br

 

Já aconteceram e você pode ver nos canais do Instituto Sérvulo Esmeraldo e Urca no YouTube:

Tema: Patrimônio e Generosidade – Palestrante: Alex Nicolaeff, Artista, Arquiteto e Urbanista. Moderador: Professor Edmar Pinheiro – Geógrafo e Chefe de Gabinete da Reitoria (URCA).

 

Tema: O Laboratório do Mundo – Palestrante: Regina Teixeira de Barros, Historiadora e Curadora de Arte. Moderadora; Professora Sandra Nancy Freire, Historiadora e Pró-Reitora de Extensão (URCA).

 

Tema: Como Expandir os Pulmões – Palestrantes: Dra. Márcia Alcântara, Pneumologista; Dr. Marcelo Alcântara, Pneumologista e idealizador do Elmo. Debatedor: Dr. José Flávio Vieira, Médico, Escritor, Dramaturgo e presidente do ICC (Instituto Cultural do Cariri)

 

Vai acontecer:

Dia 21 de setembro, às 19h

Tema: Excitáveis, a Escultura e o Corpo – Palestrante: Mario Ramiro, Artista e professor (USP)

Debatedor: Fred Sidou, Artista e Professor (URCA)

 

Dia 23 de setembro, às 19h

Tema: Arte, Ponte entre os Tempos – Palestrante: Marcus de Lontra Costa, Crítico e Curador de Arte. Debatedor: Sérgio Vilaça, Cineasta e Professor (URCA)

 

Dia 28 de setembro, às 19h

Tema: Novos Horizontes para a Cultura – Palestrante: Marta Porto, jornalista e crítica de Cultura. Debatedor:  Alemberg Quindins, Produtor Cultural

 

SERVIÇO

Festival Sérvulo Esmeraldo – FSE 91

Data: até 30 de setembro

Local: Crato

Programação on-line: YouTube Instituto Sérvulo Esmeraldo e Instagram @institutoservuloesmeraldo

Inscrições: http://siseventos.urca.br

Grátis

 


97 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page