Live com o artista Juazeirense JOTA, e a psicóloga e pesquisadora do RJ Helena Seelinger.


Jota, Joaquim Viana Filho, cearense, natural se Juazeiro do Norte, com mais de 40 anos de experiência. Suas obras, apresentam os costumes e a cultura do Nordeste brasileiro, sob linhas do estilo cubista. Também, tendo desenvolvido técnicas de outros estilos, como abstrato, marinhas, surrealista e clássico.


Sua primeira apresentação, foi em 1975, participando de uma exposição coletiva em Fortaleza, no Salão dos Novos. Nos dois anos seguintes, expôs na praça Roosevelt em São Paulo. Em 1980, em São Paulo, expôs na Galeria de Arte da Prodesan. De volta à Fortaleza, ainda em 1980, realizou a primeira individual, "Subúrbios", na Emcetur. Em 1981, participou da III Bienal de Arte de Juazeiro e ganhou na Gincana do BNB, medalha de ouro. Em 1983, Jota ganhou, o troféu de 1° lugar em pintura na 1° Semana de Cultura do Nordeste, em Mossoró, no Rio Grande do Norte. Também, em 1989, ganhou o segundo lugar no III Concurso Pintores do Nordeste - Unitextil; e o primeiro lugar na quarta versão do mesmo concurso, realizado em 1990.


Jota, participou de várias outras exposições, entre elas a Unifor Plástica, uma exposição coletiva em Brasília, a exposição Teoria Criacionista "From Ceará to the world", no Centro Cultural da Assembleia Legislativa do Ceará, em 2014 e uma exposição individual, "Cotidiano Urbano", na Galeria BenficArte, em 2013.


Amanhã todos nós do Ceará, e em especial do Cariri, teremos a oportunidade de ouvirmos um pouco desse artista em uma Live que acontecerá às 20h no IG @jotarte2.




108 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2023