top of page

HRC forma 18 especialistas e recebe mais 16 profissionais residentes para iniciar novo ciclo



O Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, realizou, na última segunda-feira (27), solenidade de encerramento de mais uma turma das Residências Médica e Multiprofissional. Ao todo, 18 alunos finalizaram a especialização nas áreas de Radiologia, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Neurologia e Neurocirurgia. O processo é realizado em parceria com a Escola de Saúde Pública do Estado Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE). Com os novos concludentes, a unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) soma 111 residentes formados no equipamento, administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).


Estiveram presentes no evento o presidente da Comissão de Residência Médica (Coreme), Henrique Brito; a coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisa, Anna Philomena de Alencar Brito; a supervisora de residência da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Viviane Chaves; e a diretora-geral HRC, Demostenia Coelho.


“Como instituição, colocamo-nos como instrumentos na vida dos pacientes, mas também na vida de profissionais em formação que passam por aqui. Chegar a este momento, com a marca de 111 residentes já formados, é motivo de muito orgulho”, afirmou Coelho. “Espero que tenham aproveitado ao máximo não somente a estrutura física do hospital, mas o conhecimento adquirido com os preceptores. Carreguem na memória os pacientes com os quais puderam compartilhar histórias”, continuou a gestora.


Entre homenagens e reconhecimentos ao núcleo de trabalhadores que atuaram nesse período, o representante dos residentes em Cirurgia, Kaike Oliveira, ressaltou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) para a sociedade. “Aprendemos todos os dias com grandes pessoas e histórias. O nosso alicerce foi construído no outro e para o outro”, complementou.


Os concludentes ganharam espaço na galeria do Centro de Estudo e Pesquisa do HRC. Houve, na ocasião, o descerramento das placas, símbolo da concretização dessa conquista. “Enfim, somos médicos especialistas. Que Deus nos faça instrumentos na vida dos pacientes”, disse Nara Régia, residente em Clínica Médica.


*Nova turma*

Outros 16 residentes chegam ao HRC para iniciar mais uma temporada de processo formativo. Como parte da programação de acolhida, os alunos participaram de uma manhã de integração para conhecer melhor o hospital e as atividades que irão desenvolver.


Murilo Rodrigues é de Teresina (PI), mas optou por se especializar no HRC. “O hospital foi uma indicação de alguns preceptores; a estrutura é muito boa, grande, e muitas pessoas falam bem daqui. Apesar de ter em mente outras possibilidades, o Hospital Regional do Cariri foi a oportunidade que agarrei”, afirmou o residente em Clínica Médica.


*Residência no HRC*

O HRC recebe profissionais selecionados pela ESP/CE em quatro especialidades médicas: Radiologia, Clínica Médica, Cirurgia Geral e Medicina Intensiva. Na Residência Multiprofissional, a oferta é em Neurologia e Neurocirurgia.


Anna Philomena de Alencar Brito destaca a iniciativa da Sesa, por meio da autarquia, de capilarizar as especializações no Interior. “Enxergamos a interiorização das residências como uma possibilidade de garantir à sociedade assistência especializada de qualidade, mesmo nas áreas mais longínquas do Estado. Sendo assim, nossa missão de ensinar e aprender torna-se ainda mais grandiosa”, pontuou a coordenadora do Centro de Estudos.



124 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page