top of page

Grupo de mulheres no Cariri se conectam para trocas de experiências com Câncer


O mês de outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama. Esse movimento criado no início da década de 1990, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, ficou internacionalmente conhecido como Outubro Rosa.


Aqui no Cariri, nesse mês de outubro, um grupo de mulheres engajaram-se nesse movimento de conexão cuja pretensão propõe ações que alcancem pessoas que, de alguma forma, tenham tido ou estejam tendo “experiência” com o câncer.


O grupo denominado OncoDellas pretende atuar não só na prevenção do câncer de mama mas também, abordando temas que estão intimamente relacionados com o dia a dia de uma paciente oncológica. Medo, aceitação, abandono, morte … são alguns dos sentimentos a serem abordados para que o câncer seja visto com menos dor e mais propósito.


Dentre as ações, serão propostas intervenções para a humanização no tratamento com melhoria na logística de atendimento nos serviços públicos e privados bem como assistência psicológica as pacientes oncológicas e sua família. Temas como sexualidade, espiritualidade, auto cuidado, dentre outros, serão tratados a fim de que as pacientes tenham mais informação e, assim, consigam desenvolver uma relação menos dolorosa com o câncer.


O grupo, formado por mulheres que tiveram ou tem câncer e, outras que mesmo não tendo tido esse diagnóstico, estejam dispostas a colaborar, se propõe a ir além das ações já comumente desenvolvidas. A nossa maior preocupação é com as questões práticas, sociais e psicológicas que afetam as pacientes oncológicas.


Todos os eventos e ações serão propostos com base num compilado de legislações que prevêem os direitos dos pacientes com câncer, tema que será amplamente abordado.


O ecletismo do grupo, dele fazendo parte mulheres de diversos segmentos da sociedade, como pacientes, médicas, psicólogas, odontólogas, publicitárias, colunistas, radialistas, advogadas, educadoras, consultoras de imagem, empresárias, bancárias enfim! aponta para uma acalorada e rica contribuição de ideias. Você também está convidado a fazer parte desse grupo. Junte-se a nós!








132 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page