top of page

Férias: Veja dicas para redobrar os cuidados e prevenir acidentes domésticos com crianças



Com a chegada dos meses de férias das crianças, os pais, babás e responsáveis precisam fazer uma verdadeira força-tarefa em casa para garantir que os perigos que muitas vezes passam despercebidos sejam corrigidos, de forma a evitar quaisquer tipos de acidentes.


Um dos maiores riscos está relacionado às piscinas. Segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, a cada 90 minutos morre uma pessoa vítima de afogamento, e esta é a primeira causa de óbitos entre crianças de 1 a 4 anos de idade. Em condomínios ou casas com piscina, é preciso estar atento aos cuidados que se devem tomar para evitar acidentes desse tipo. Entre as formas de prevenção mais eficazes está: cobrir a piscina com lona e utilizar grades de proteção.


Outros acidentes domésticos infelizmente são bastante comuns, como quedas em altura, choques, queimaduras e intoxicação. Atitudes simples podem reduzir os riscos de acidentes na infância. Para quem mora em prédio e tem varanda, a grade para evitar quedas é imprescindível, bem como tentar impedir a passagem das crianças para a varanda, assim como guardar os produtos inflamáveis e de higiene em locais fora do alcance dos pequenos pode reduzir bastante os riscos dentro de uma residência.


A fisioterapeuta e empresária da Querubinas Agência de Babás, Ana Patrícia Moraes, lembra que os acidentes acontecem de forma muita rápida, mesmo com todos os cuidados tomados pelos responsáveis pela criança, algo pode acontecer, então por isso, todas as pessoas também precisam ter noções básicas de primeiros socorros. “A gente sempre fala em evitar os acidentes, mas se acontecer, todo mundo também precisa estar preparado para realizar os primeiros socorros e evitar um desfecho desfavorável. Até a chegada de uma ambulância, até chegar ao hospital, há atitudes simples que podem ser tomadas e que salvam muitas vidas”, destaca Ana Patrícia.


PAPS - Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros


A Querubinas Agência de Babás deu início no mês de outubro ao Projeto PAPS - Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros, que consiste em um treinamento prático realizado para pais, responsáveis e babás. O treinamento é realizado por uma especialista na área, e os participantes têm a oportunidade de participar de simulações para aprender técnicas básicas como desengasgamento, primeiros socorros a pessoas em convulsão, queda em altura, queimaduras, entre outros tipos de acidentes.



127 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page