top of page

Diagnóstico precoce da esclerose múltipla pode melhorar a qualidade de vida do paciente


De acordo com a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM), cerca de 2,8 milhões de pessoas convivem com essa doença no mundo, sendo cerca de 40 mil no Brasil. Em virtude da campanha Agosto Laranja, dedicada à conscientização sobre a esclerose múltipla, o Hospital Maternidade São Vicente de Paulo (HMSVP) busca destacar os sintomas dessa condição, reforçando a importância do tratamento precoce para desacelerar sua progressão.


O médico neurologista, Dr. David Sampaio, esclarece o que é a esclerose múltipla: “Trata-se de uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso central, sobretudo o cérebro e a medula, provocando processos inflamatórios. Ainda amplamente negligenciada, a doença afeta principalmente mulheres jovens, com idade entre 20 e 40 anos”.


Os sintomas decorrentes desses processos inflamatórios são diversos, tais como fadiga, perda de força em um lado do corpo, diminuição da força nas duas pernas, dormência em um lado do corpo, dormência nas pernas e redução da acuidade visual, resultando em dificuldades de visão, sobretudo em um dos olhos. O neurologista acrescenta que esses sintomas se instalam rapidamente e podem levar à incapacitação do paciente.


“É muito importante que o paciente procure um hospital, receba o diagnóstico e inicie o tratamento com urgência .Ao receber tratamento de forma precoce, o paciente pode ter uma resposta positiva, retardando a progressão da doença. Lembrando que atualmente existem diversos tratamentos para a esclerose múltipla, que contribuem de formas diferentes para o quadro de cada paciente", esclarece o médico.


Fonte: Assessora de Imprensa HMSVP

97 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page