top of page

Complexo Ambiental Caminhos do Horto proporciona a oficina "Bora brincar com o circo"



O CAC. Horto (Complexo Ambiental Caminhos do Horto), gerido pela Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA/CE) em parceria com o Instituto Dragão do Mar(IDM), viabiliza de forma gratuita, nos dias 08, 09 e 10, a oficina ‘Bora brincar de circo’ com o grupo Muamba, das 13h às 18h. As inscrições são feitas por ordem de chegada na AVBEM (Associação dos Voluntários para o Bem Comum), localizada na Rua Luiz Ivan Bezerra Filho, Nº 76 no bairro Horto.


A oficina propõe um espaço de interação livre e didática com objetos e técnicas do universo circense. Os artistas da companhia Circo Muamba irão montar um circuito recreativo no qual os participantes poderão descobrir, brincar e experimentar a potência de uma das linguagens mais populares do mundo. Equilibrismo, técnicas de malabares com bolinhas e bambolês e exercícios de dissociação são alguns dos condutores desse passeio para todos os tipos de pessoas.


Nesta vivência, o público terá a oportunidade de conhecer de perto os benefícios da prática circense. De forma lúdica, vamos trabalhar aspectos gerais da saúde e do bem estar, como coordenação motora, equilíbrio, concentração, corpo ativo e senso de humor. Além disso, a experiência permite também ao público uma aproximação com os processos de criação e preparação dos artistas do circo.


O Circo Muamba é uma trupe composta por Mauro Terrazas, argentino, malabarista há quatorze anos, cuja formação autodidata foi intensificada por encontros em uma longa viagem pela América Latina, e Luiza Soares, brasileira, palhaça e pesquisadora autônoma da comicidade, passando por cursos livres e vivências de teatro e palhaçaria. A companhia pesquisa e vive da arte de rua, cuja atuação tem carácter itinerante e social.


Entre 2018 e 2019, a companhia ocupou praças e espaços públicos em cidades do Espírito Santo e Minas Gerais. Em Minas, firmou parcerias com iniciativas sociais e comunitárias, numa tendência cada vez maior de democratização e descentralização de suas práticas. Em 2021, realiza o projeto Muamba na Roça (Lei Aldir Blanc), que levou cortejos cênicos e apresentações a bordo de uma kombi-cenário para 15 comunidades rurais da região do Campo das Vertentes (MG). Desde 2021, a companhia empreende viagem com seu projeto independente de circulação pelo país, apresentando seus dois espetáculos ("Bafafá" e "Tudo Junto e Misturado") por diversos espaços e lugares.


O Complexo Ambiental Caminhos do Horto é um equipamento da Secretaria de Meio Ambiente do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, que promove a integração da sociedade junto do meio ambiente, tendo também a cultura e turismo como pilares essenciais para o desenvolvimento de oficinas e demais eventos e roteiros regionais.


Para mais informações sobre o equipamento e eventos promovidos, entrar em contato com o e-mail telefericodohorto@idm.org.br ou acessar o nosso Instagram: @telefericodohorto.


*OFICINA*


*Local:* AVBEM (Associação dos Voluntários para o Bem Comum)


*Dias:* 08, 09 e 10 de março


*Horário:* 13h às 18h


*Classificação Indicativa:* +08


*Público alvo: * Pessoas a partir de 8 anos, interessadas em técnicas de malabarismo, em nível iniciante. Não há necessidade de conhecimento prévio.


*Parceria:* AVBEM (Associação dos Voluntários para o Bem Comum)








122 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page