top of page

ANIVERSÁRIO DE 162 ANOS DA BEATA MARIA DE ARAÚJO


162 anos do nascimento da Beata Maria de Araújo e a luta pela pesquisa e preservação da da sua história


Segundo a parapsicóloga Maria do Carmo Pagan Forti a Beata Maria de Araújo "foi mística no sentido nobre da palavra, como também foram São Francisco de Assis, Tereza D´Avila, João da Cruz, os grandes místicos europeus", a grande diferença é que o seu milagre aconteceu em solo brasileiro, mais especificamente no seco solo do sertão.


Hoje completam 162 anos do nascimento da Beata e a luta pela pesquisa e preservação da da sua história continua. O milagre ocorreu pela primeira vez no dia 1º de março de 1889. E consistiu basicamente no seguinte: Ao receber a hóstia, numa comunhão oficiada pelo Padre Cícero, a beata Maria de Araújo foi incapaz de degluti-la, pois a sagrada partícula transformou-se em sangue vivo, conforme foi atestado depois pelos médicos convidados pelo Padre Cícero para examinar a beata e presenciar o fenômeno, que se repetiu dezenas de vezes durante cerca de dois anos.


A beata Maria de Araújo faleceu no dia 17 de janeiro de 1914, quando estava em curso a chamada Sedição de Juazeiro.


No dia 22 de outubro de 1930 seu túmulo foi aberto clandestinamente por ordem do Bispo de Crato. O túmulo, construído no interior da Capela do Socorro, foi totalmente destruído e os restos mortais da beata foram sepultados em local ignorado.


De uns tempos para cá Maria de Araújo tem despertado a atenção de historiadores e pesquisadores. Sua vida já foi tema de vários trabalhos acadêmicos que apontam para sua racialidade, questões de gênero e posição social.

142 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page