top of page

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) e a Cantina Ze Ferreira firmaram uma parceria que promete unir conhecimento, cultura e diversão em um só evento.

Juazeiro do Norte receberá pela primeira vez o Pint Of Science, um dos maiores festivais de divulgação científica em bares e restaurantes do mundo, que irá acontecer simultaneamente em 179 cidades brasileiras na próxima semana. Gratuito e aberto ao público, o evento será realizado a partir das 19h dos dias 14 e 15 deste mês, terça e quarta-feira que vem, com palestras, lançamento de livro e sorteio de brindes.


Durante o Pint Of Science em Juazeiro do Norte, o público terá a oportunidade de conhecer o trabalho de pesquisadores da UFCA, que irão apresentar suas contribuições à ciência de modo acessível e informal. “O evento desempenha um papel crucial ao aproximar a comunidade científica e a sociedade. Ao levar palestras e debates para bares e restaurantes, cria-se um ambiente descontraído e acessível, promovendo diálogos significativos sobre ciência fora dos ambientes tradicionais”, afirma o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFCA, Claudener Souza.


Em cada noite do festival, pesquisadores da UFCA farão palestras sobre temas em diferentes áreas do conhecimento, que vão da atuação da mulher na ciência ao uso racional de fitoterápicos e plantas medicinais. O público também poderá conferir no microscópio a atuação de fungos em frutas e conhecer a história de indígenas cariris que relataram ter aprendido a manter relações com demônios em meados do século 18. Na ocasião também será lançado o livro “Mulheres Cientistas da UFCA: Jornadas Inspiradoras em STEM”.


Toda a programação irá ocorrer nas instalações da Cantina Zé Ferreira, espaço cultural composto por bar, museu e cinema (Cine Eldorado), no Centro de Juazeiro do Norte, que abrirá excepcionalmente na terça e quarta-feira que vem para receber o público do evento. O espaço pertence aos familiares de José Ferreira de Menezes, que foi amigo e advogado do Padre Cícero. O casarão também pertenceu a Tertulina de Jesus, a Beata Mocinha, cuidadora do sacerdote. No local é possível conferir um grande acervo de fotos que contam a história da cidade.

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page