A cada 100 mil homens cearenses, 75 têm câncer de próstata, alerta INCA



Medimagem começa campanha de prevenção e oferece 50% desconto na ultrassom de próstata durante Novembro Azul


Com o fim da campanha do Outubro Rosa, entramos no mês de novembro dando vez agora a campanha de prevenção à saúde do homem. O Novembro Azul é uma campanha de conscientização a respeito das doenças masculinas, enfatizando a preservação do câncer de próstata.


No Brasil, o Câncer de Próstata mata por dia 42 homens, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), essa é a segunda doença que mais mata, a mortalidade chega a mais de 13%. Em 2019, segundo dados do Inca, no Ceará registrou mais de 3 mil casos da doença. Para o ano de 2020, a estimativa é que existam, para cada 100 mil homens, 75 casos.


Segundo o Médico Urologista, Dr. Jader Salviano, parceiro da Medimagem Cariri, esse câncer, em sua fase inicial, não causa nem um tipo de sintoma e quando ele vem causar algum sintoma significa que ele já está avançado. Ele comentou também sobre os sintomas que são inespecíficos “Eles não são necessariamente relacionados ao câncer, mas podem ser causados por várias outras doenças da próstata, como, dificuldade para urinar, sangramento na urina dentre vários outros sintomas.” – ressaltou.


O Dr. Jarder Salviano também comentou sobre a resistência que o homem tem em procurar ajuda e a importância dessa campanha, pois os homens ainda têm resistência em realizar o exame e complementou falando sobre a importância dessas campanhas, pois além de prevenir o câncer de próstata, também são realizadas outras prevenções, como, diabetes, colón, problemas de colesterol elevado, gordura no sangue, prevenção de cálculos renais e finalizou falando para que os homens busquem ajuda e desenvolvam uma rotina de autocuidado com seu corpo.


Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o exame da próstata deve ser realizado a partir dos 50 por todos os homens e a partir dos 45 anos para aqueles da raça negra ou que têm história de câncer da próstata na família. A detecção do câncer é realizada pelo exame de sangue (PSA) e do toque retal. O tratamento é escolhido dependendo do estágio da doença e pode ser realizada radioterapia, cirurgia e tratamento hormonal.


Neste mês de novembro, *a Medimagem está dando 50% de desconto no exame de ultrassom da próstata e 20% na ressonância da próstata* para incentivar os homens a fazerem o diagnóstico precoce. “É importante fazer a prevenção, exames de rotina, como PSA e os exames de imagem, tudo isso contribue para o aumento da descoberta antecipada da

Doença, aumentando o percentual de cura do paciente”, diz o médico radiologista da Medimagem, Dr Gustavo Saraíva.


Fonte: Commonike

250 visualizações0 comentário